segunda-feira, 22 de junho de 2009

No início, meu bem. No final...

...meus bens!!!!



Ensaiando

Com a colaboração e autorização de Advogados Montes Claros.
Fonte: http://www.hugomeira.com.br/2009/02/modelo-de-contrato-de-namoro.html

Coisas da sociedade contemporânea! Precisaram transcrever para o papel o que o sentimento não seria capaz de fazer. Mas parece necessário. Como diz vovó (e muitos), coração é terra que não se conhece!

Para que serve um contrato de namoro? O contrato de namoro visa a preservação do patrimônio dos pactuantes, uma vez que visa a limitação de comunicação patrimonial e vedação de alguns direitos futuros. Entretanto, é apenas uma diretriz, podendo ser alterado conforme for o caso, com a retirada de algumas cláusulas ou ainda o acréscimo de outras.

Estava a minha pessoa a navegar pela web, nos raros momentos que possuo livres para tal, quando me deparei com um link de Contrato de Namoro. Como assim??? Sei que hoje em dia o povo se junta sem contrair o matrimônio oficial, e tals, e quando se "casam" sem ser no papel, até firmam o contrato (que é esse o caso), mas num primeiro momento pensei que fosse um contrato de namoro mesmo, como se somente pra namorar fosse preciso reconhecer firma no cartório antes, rs. Já estava quase enviando um email para a Thaís pedindo os dados dela pra redigir o nosso, hehe.
No site hugomeira.com.br (link acima) você lê o contrato na íntegra.

É um tanto quanto hilário. Os "conviventes" (termo designado no contrato) entram em acordo pra viver sob o mesmo teto, e têm que se comprometer em dedicar-se um ao outro, hamonizando o bem-estar que o lar poderá oferecer. Veja se pode uma coisa dessas...

Caramba, sem noção!!!

Entendo perfeitamente que isso acontece no papel para a garantia dos direitos das partes em caso de quebra do contrato (imagine o que quiser quando me refiro à "quebra" do contrato). A lei quando é feita, pensa justamente no que se deveria ser pensado, e não executado. Acontece. E é melhor assim do que sem ela.

Não sou psicólogo (nem faço a linha, neh Lê??, rsrs), mas no meu humilde pensamento essas cláusulas já deveriam pré-existir sem pestanejar. Ora, como é que vou viver sob o mesmo teto com uma pessoa na qual eu não tenha dedicação, respeito, e, ao menos afeto? Existem casos e casos, motivos pelos quais muitos saem de casa pra morar com outra pessoa (o que já pesa negativamente se não houver pé no chão). Posso estar filosofado ou sendo muito romântico, enfim, deixa pra lá.

Não estou criticando (ohhhhh!), ou dizendo o que é certo ou errado. É apenas o meu ponto de vista. Muitos dirão: - Tudo bem, tudo bem, a sociedade está em transformação, essas e muitas outras mudanças que há alguns anos seriam qualificadas como "descabidas" para uns, ou "putaria" para outros acontecerão. E vão ficar. Porque assim caminha a humanidade, com passos de conquista e sem vontade! Perfeito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário